MÚLTIPLAS ORALIDADES

Referências Bibliográficas

   Livros

   Para a construção do blog Múltiplas Oralidades realizamos um levantamento bibliográfico sobre a temática do mesmo. O levantamento consistiu, dentre outros procedimentos, em uma pesquisa no Sistema de Bibliotecas da UFMG com os descritores: oralidade, oralidade e poesia e oralidade e contos. A pesquisa resultou em cento e trinta e sete títulos, dentre esses, identificamos dezesseis que relacionam-se diretamente com a temática proposta pelo blog, são eles:

CARDOSO, Cancionila Janzkovski. Da oralidade à escrita: a produção do texto narrativo no contexto escolar. Cuiabá: UFMT/INEP/MEC, 2000. 286 p. ISBN 8532700772 (broch.).

http://www.editora.ufmt.br/index.php?route=product/product&product_id=87

 

FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. Oralidade e literatura: manifestações e abordagens no Brasil. Londrina, PR: EDUEL: Imprensa Oficial, 2003. 202 p; (Biblioteca Universitária) ISBN 8572163778 (enc.)

http://www.professoresdehistoria.ufgd.edu.br/eudes-publicacoes.htm

FRANCHI, Eglê Pontes. Pedagogia da alfabetização: da oralidade a escrita. 3.ed. -. São Paulo: Cortez, 1991. 359 p.

http://maringa.olx.com.br/livro-pedagogia-da-alfabetizacao-da-oralidade-a-escrita-franchi-egle-pontes-iid-113220622

 

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 133 p. ISBN 8524907711

http://livraria.folha.com.br/catalogo/1047378/da-fala-para-a-escrita-atividade-de-retextualizacao

 

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2000. 94p. (Principios ; 82) ISBN 8508014961 (broch.).

http://www.atica.com.br/SitePages/ResultadoBusca.aspx?Exec=1

MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Oralidade, escrita e papéis sociais na infância. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008. 80 p. (Coleção gêneros e formação) ISBN 9788575910900 (broch.).

http://www.mercado-de-letras.com.br/livro-mway.php?codid=63

OLSON, David R; TORRANCE, Nancy. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1995. 286p. (Múltiplas escritas) ISBN 8508055870 (broch.)

http://www.bondfaro.com.br/livros–cultura-escrita-e-oralidade-olson-david-8508055870.html

ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus, 1998. 223 p. ISBN 8530805194 : (Broch.)

http://www.pucsp.br/revistafronteiraz/numeros_anteriores/n1/resenhas.html

RAMOS, Jânia Martins. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 97 p ISBN 8533607652 (broch)

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/405880

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009. 119 p. (Linguagem & linguística) ISBN 9788524914775.

http://www.cortezeditora.com.br/DetalheProduto.aspx?ProdutoId=%7BCF245AB0-D7B3-E011-955F-842B2B1656E4%7D

ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas. Belo Horizonte: CEALE, 2006. 59 p. (Alfabetização e letramento) ISBN 859937236X.

http://www.ceale.fae.ufmg.br/publicacoes_colecoes.php?catId=125&txtId=109

LIMA, Nei Clara de. Narrativas orais: uma poética da vida social. Brasília: Ed. UNB, 2003. 226 p. ISBN 8523007644 (broch.).

http://www.editora.unb.br/LSTDETALHAAUTOR.ASPX?DSC=261

PENA, Brenda Marques. Poesia sonora: história e desdobramentos de uma vanguarda poética. 1. ed. Belo Horizonte: Tradição Planalto, 2009. 96 p. (Coleção dissertar) ISBN 9788599361085 (broch.).

http://www.tradicaoplanalto.com.br/catalogo.html

VIANNA, Anízio; ARBEX, Márcia. Rappers: poesia, oralidade e performance. 2005. 163 f, enc. : Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.

http://clubedoautor.com/escrevoaovivo/rappers-poesia-oralidade-performance

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; SOARES, Magda UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Ler/ouvir folhetos de cordel em Pernambuco: (1930-1950). 2000. 543 f., enc. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.

http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-84NPAE/1/2000000017.pdf

MENDES, Simone. Cordel nas gerais: oralidade, mídia e produção de sentido. Fortaleza: Expressão, 2010. 224 p. ISBN 9788575636121 (broch.).

http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/DAJR-8ELJJT/1/1058d.pdf

     Artigos 

  Ao pesquisarmos na plataforma eletrônica SCIELO o termo oralidade, tivemos como resultado cinquenta e seis títulos. Após a leitura do resumo dos mesmos, selecionamos onze artigos, que estão descritos a seguir:

BELINTANE, Claudemir. Linguagem oral na escola em tempo de redes. Educ. Pesqui. [online]. 2000, vol.26, n.1, pp. 53-65. ISSN 1517-9702.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022000000100004&lng=en&nrm=iso

BELINTANE, Claudemir. Oralidade, alfabetização e leitura: enfrentando diferenças e complexidades na escola pública. Educ. Pesqui. [online]. 2010, vol.36, n.3, pp. 685-703. ISSN 1517-9702.

http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a03.pdf

CASTRO, Juliana de Miranda e LO BIANCO, Anna Carolina. A disciplina de leitura: ritmo e oralidade na voz do texto. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.spe, pp. 89-94. ISSN 1807-0310.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822009000400014&script=sci_arttext

FRANCHETTO, Bruna. A guerra dos alfabetos: os povos indígenas na fronteira entre o oral e o escrito. Mana [online]. 2008, vol.14, n.1, pp. 31-59. ISSN 0104-9313.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132008000100002

GALVAO, Ana Maria de Oliveira e BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Oralidade e escrita: uma revisão. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.128, pp. 403-432. ISSN 0100-1574.

http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a07

GALVAO, Ana Maria de Oliveira. Oralidade, memória e a mediação do outro: práticas de letramento entre sujeitos com baixos níveis de escolarização – o caso do cordel (1930-1950). Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.81, pp. 115-142. ISSN 0101-7330.

http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13934.pdf

GERALDI, João Wanderley. Culturas orais em sociedades letradas. Educ. Soc. [online]. 2000, vol.21, n.73, pp. 100-108. ISSN 0101-7330.

http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4209.pdf

GOULART, Cecília. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.33, pp. 450-460. ISSN 1413-2478.

http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a06v1133.pdf

RADINO, Gloria. Oralidade, um estado de escritura. Psicol. estud. [online]. 2001, vol.6, n.2, pp. 73-79. ISSN 1413-7372.

http://www.scielo.br/pdf/pe/v6n2/v6n2a10.pdf

SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa; BEZERRA, Gema Galgani e GUAZZELLI, Tatiana. Estágio supervisionado e práticas de oralidade, leitura e escrita no ensino fundamental. Educ. Soc. [online]. 2010, vol.31, n.111, pp. 563-583. ISSN 0101-7330.

http://www.scielo.br/pdf/es/v31n111/v31n111a14.pdf

VILAS, Paula Cristina. A voz dos quilombos: na senda das vocalidades afro-brasileiras. Horiz. antropol. [online]. 2005, vol.11, n.24, pp. 185-197. ISSN 0104-7183.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832005000200009

Esperamos que o levantamento bibliográfico realizado contribua para futuros estudos sobre o tema.

Deixe um comentário

Arquivos

Categorias